Preparar um Contrapiso

Close

A cada ano a situação fica pior nas obras em respeito de tempo para preparar um contrapiso, porque a gente não recebe o devido espaço necessário para trabalhar dentro das normas exigidas e não consegue fazer um bom serviço.

Há cada vez menos tempo para que os Engenheiros executam uma obra e o problema está sendo transferido para a as empresas contratadas, principalmente para o fim na hora da instalação dos acabamentos.

As engenharias que não são bem organizadas ou que atrasam o cronograma devido a alguns problemas durante a obra, exigem que no final todo mudo trabalha junto na obra, o pessoal do forro, da elétrica, pintura e piso trabalhando juntos. Pode ser?

Para o nosso serviço da preparação do contrapiso, isso é impossível pois a gente depende de que o espaço tem área livre, sem transito de outras pessoas e com a obra ventilada para a secagem da massa seja rápida.

Infelizmente a nossa realidade é outra.

A gente tem que dividir o espaço com outros profissionais, que prejudica diretamente a qualidade do nosso serviço que depende de uma extrema limpeza durante a preparação do contrapiso e instalação do piso.

Enquanto o colocação é importante, ainda mais importante é a preparação da base. Não é um exagero mas somos como “médicos” na obra em relação a limpeza e detalhamento do serviço.

Como na construção de uma casa, a fundação, a base, é o ponto mais importante da construção.

O contrapiso tem que ser LIMPO, plano, nivelado, seco, sem rachaduras e forte suficiente para resistir ao trafego comercial. Mesmo assim, a gente tem que preparar o contrapiso antes da aplicação do piso vinilico para garantir o melhor resultado possível.

Temos um video da Tarkett que mostra detalhadamente como se deve preparar um contrapiso.

 

A Tarkett tem uma massa especialmente desenvolvida que melhora a qualidade do contrapiso preparado bastante. A massa se chama TARKOMASSA , um produto fabricado no Brasil e de excelente qualidade. Eu vou fazer mais tarde uma postagen exclusivo para entender porque essa massa é melhor, por enquanto vou convidar vocês a ler a especificação técnica do produto.

Verifique a ficha técnica da Tarkomassa aqui neste link

http://tarkett.com.br/uploads/familias/downloads/201305221728270.FichaTecnicaTarkomassa.pdf

Essa massa autonivelante elimina o uso da massa caseira chamado “massa PVA”, que é uma mistura de cimento e cola PVA.

No Vídeo acima, vocês podem verificar como a Tarkomassa está sendo aplicada nas obras, sempre com profissionais treinados e equipados para dar um acabamento liso, muito resistente e perfeito para colar qualquer piso vinilico por cima.

Como sempre, estamos aqui para tirar qualquer dúvida.

Atenciosamente

Guido

 

 

Compartilhar com amigos
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Orkut
  • #1 written by Talita
    about 3 days ago

    Oi.. Quero instalar piso vinilico no meu quarto que tem porcelanato bem liso. Preciso nivelar? Não quero fazer sujeira.

    • #2 written by admin
      about 2 days ago

      Piso em réguas Click poderia ser instalado direto sobre sua base se esse porcelanato e liso e tem juntas finas sem diferenças de altura…só precisa ver a questão do rodapé que deveria ser instalado depois por cima do piso Click, fazendo o acabamento.
      Atenciosamente

  • #3 written by Nate
    about 3 weeks ago

    Bom dia! Quero aplicar manta vinilico por cima de revestimento cerâmico, o que preciso usar para nivelar e deixar pronto para receber essa manta? Posso colocar essa manta como rodapé para finalizar esse trabalho?

    • #4 written by admin
      about 2 weeks ago

      Oi Nate
      Massa Tarkett Preparação ou Mapei Planiprep, a segunda tem a vantagem que ela não precisa primer e segura em todas as cerâmicas, inclusive as vitrificadas.
      Não sei qual manta você usa, no piso comercial pode sim usar o próprio piso subindo o rodapé..se chama acabamento hospitalar. Mas com manta residencial não se faz isso, lá você usa um rodapé de cerâmica ou de madeira, MDF pintado etc….
      Atenciosamente

  • #5 written by Rodriggo Vasconcelos
    about 4 months ago

    Olá, vai ser instalado em meu apartamento piso laminado Eucafloor de click 5g, retirei toda a cerâmica, nivelei com argamassa ac1, orientado pelo instalador do piso, ele me disse pra passar 2 demão de argamassa mais mole pra entrar nas ranhuras da argamassa antiga. Porem tá soltando areia e muita poeira, toda hora que varro solta pó, o que devo fazer agora pra ficar um serviço garantido?

    Agradeço.

    • #6 written by admin
      about 2 weeks ago

      Rodrigo

      Esqueceu de adicionar cola branca na massa pra essa endurece depois de seca.
      Assim a massa está fraca de mais e lamento avisar que teria que ser removida e trocada com outra….
      Usa massa Planiprep da Mapei….seco am poucas horas e fica dura nem pedra.
      Atenciosamente

  • #7 written by RUBENS LOPES VIEIRA
    about 5 months ago

    Bom dia Guido.
    Retirei a ardosia que está no piso e ficou a argamassa, ela está bem solidificada, mas em alguns pontos ficaram alguns buracos. Quero colocar piso vinilico tarkett, o que aconselha para a regularização?

    • #8 written by admin
      about 2 weeks ago

      Buracos mais fundos massa de pedreiro 3 por 1 ou Grout…ou mass Rap10 da Bautech…
      Massa acabamento massa espatulada manualmente Planiprep da Mapei ou Tarkett Massa preparação….ou se quer o melhor resultado possível massa Autonivelante da Mapei ou da Tarkett………

  • #9 written by rubens
    about 6 months ago

    otimo espaço para tirar duvidas e informaçoes, parabens.
    vou para uma residencia onde esta colocado ardosia, ela esta bem fixada, mas nao esta teo nivelada assim, tem uma peças mais altas que as outras. minha duvida e se passando um primer e uma massa niveladora eu consigo nivelar ou teria que nivelar antes. ou ainda retirar todo o piso e ai sim passar a massa autoniveladora. ufa…

    • #10 written by admin
      about 2 days ago

      Ardósia não é recomendada como base e seria necessário de remover a mesma pra aplicar massa reguladora na base.
      Atenciosamente

  • #11 written by ELEUDES MOREIRA
    about 6 months ago

    Boa tarde, quanto tempo tem que esperar secar o autonivelante da Weber floor quartzolit, para poder instalar o piso vinílico? Obrigada

    • #12 written by admin
      about 6 months ago

      Boa noite

      Eu recomendo de ler as instruções do fabricante na embalagem mas eu espero sempre um dia pro outro.

      Atenciosamente

  • #13 written by Rafael de Padua
    about 7 months ago

    Olá Guido, tudo bem? Eu tinha um piso de madeira de demolição colado direto no contrapiso, e tive problema com água, então arranquei todo o piso. Porém no processo de arrancar as tábuas, a cola estava tão forte que arrancou junto pedaços do contrapiso colados a madeira. Agora preciso preencher esses buracos, regularizar (mas sem subir), pra instalar novamente piso estruturado de madeira com cola PU. Qual produto posso utilizar pra tampar esses buracos e fazer essa natinha de regularização? O Tarkomassa tem aderência na cola PU? Ouvi também sobre o Mapei Quick Patch, mas pra mim o Tarkomassa se servisse seria melhor. Ou outro produto mais comercial (Weber por exemplo). Pode indicar algum? Muito obrigado se puder ajudar. Abraço.

    • #14 written by admin
      about 6 months ago

      Opa, me desculpem de só responder agora, eu não vi essa postagem sua.

      Eu ia usar massa RAP10 da Bautech antes pra emprencher as piores buracos….senão são muito grandes poderiam também ser eliminados com massa GROUT fino tipo da Fortaleza….depois aplica Autonivelante Tarkomassa nele pra obter um perfeito nivelamento…depois isso tá seco cola a nova madeira nessa base com cola PU.

      Abraço

  • #15 written by Luana
    about 7 months ago

    Boa noite. Você sabe a receita da massa de pva? O contrapiso do meu apto está nivelado porém esta soltando um pouquinho de areia e preciso passar o pva para alisar o contra piso. Me ajude por favor.

    • #16 written by admin
      about 7 months ago

      Oi Luana

      Me parece que a sua base está FRACA, que seria um problemas mesmo se você faz uma casca de massa PVA.

      Faz com um chave de fenda um jogo de velha no chão, arranha mesmo com força…..se o pedacinho do meio solta ou esfarela você tem que reforçar em primeiro lugar essa base fraca com produtos adequados…tem um liquido da MAPEI que faz isso ou pelo menos você teria que diluir cola branca com agua 1:1 e encharcar esse cimentado…só depois que isso secou você pode aplicar massa PVA ou qualquer outra.

      Eu não recomendo mais PVA, só uso a massa Planiprep da Mapei pelo fato que todas a misturas ficam igual, seca rápido e é muito mais dura….segurança pro cliente.

      Atenciosamente

  • #17 written by Diego
    about 10 months ago

    Gostaria de saber si vc da curso ou palestra de nivelamento de contra piso

    • #18 written by admin
      about 10 months ago

      Bom dia Diego

      eu não tenho nesse momento nenhum curso montado mas já dei muito curso no passado pra vendedores e instaladores sobre piso vinilico em geral, inclusive prático.

      É uma antiga paixão minha de ensinar tudo que eu sei desse meio. Então, se você tiver uma obra onde queria ter um curso em loco eu poderia te ajudar mas como não tenho local fica complicado senão tiver uma obra porque precisa se trabalho prático aplicando massa, só teórica não presta.

      Me retorna se você tem algum projeto e queria organizar um curso de instalação em loco, OK.

      Atenciosamente
      Gudio

  • #19 written by Rodrigo adao
    about 11 months ago

    Boa noite, vou colocar vinilico na minha casa que está no contrapiso, porém queria alinhar o piso a altura da soleira da porta da sala, mais ou menos 1,3 cm, gostaria de saber sua opinião sobre o material para elevação?

    • #20 written by admin
      about 11 months ago

      Boa noite Rodrigo

      1.3 cm é bastante massa porque você tem a espessura do piso mais 1 mm pra cola e preparação, então se usaria um piso como o Tarkett Essence com 2 mm…essa massa deveria ter 1 cm de espessura.

      Usaria uma massa para contrapiso que levanta isso uns 0.8 mm a 0.9 mm (acho que tem pronta com pó fino)…o pedreiro só precisa caprichar pra deixar essa massa PLANA e NIVELADA, mais plana é melhor.

      Depois você pode aplicar 2 mm Autonivelante ou uma camada fina de massa espatulada. Eu pessoalmente uso os produtos da MAPEI.

      Leva em consideração o tempo de secagem dos produtos de cada etapa. Se você não tem tempo, aí existem da linha MAPEI ou da BAUTECH produtos especiais com secagem rápida pra fazer o enchimento.

      Se for menos espessura até poderia usar somente Autonivelante mas acima de 5 mm eu acho dinheiro jogado fora pois seria uma solução bem cara, mas perfeita em aspecto de “qualidade”.

      Espero que ajudou algo com o seu projeto.

      Sinceramente
      Guido

  • #21 written by milton cesar
    about 11 months ago

    tenho piso de taco, posso aplicar a massa niveladora em cima do taco e depois cola para o piso vinilico?

    • #22 written by admin
      about 11 months ago

      Oi Milton

      não, nenhum piso de madeira serve pra servir como base de piso colado.

      A única coisa que pode fazer seria usar um piso em régua Click, ou na área residencial um piso de alta qualidade tipo o Tarkett Imagine em rolo e aplicar esse sem cola com fita dupla face.

      Mas massa sobre madeira vai eliminar qualquer garantia do fabricante.

      Atenciosamente

      Guido

  • #23 written by Marcos
    about 12 months ago

    Olá Bom dia,

    Estou com o contrapiso pronto, porém não está nivelado para receber o Piso Vinílico, tenho 1,5 cm para chegar no nível do outro piso. É possível usar essa massa TARKOMASSA para regularizar esse piso?
    Pois para regularizar com massa (cimento, areia e bianco) ta muito fina…. Obrigado

    • #24 written by admin
      about 11 months ago

      Bom dia Marcos

      Você está dizendo que 1.5 cm é fino pra uma massa tradicional né, concordo.

      A sua ideia funciona em teoria sim, qualquer Autonivelante funciona pra aumentar o nível mas lembra que a espessura máxima por demão é 1 cm só, então você tem que fazer isso em duas etapas.

      Pessoalmente acho que +- 1 cm dessa diferença pode ser enchido com outra massa mais em conta, tem por exemplo uma massa chamada RapDez da Bautech que é tipo uma argamassa de secagem rápida e que funcionaria pra isso. Pode também usar outra massa tipo um Graute ou similar.

      Só depois você usa uma Autonivelante Tarkomassa ou similar por cima dessa base pra nivelar o seu contrapiso com uma camada de 3 – 5 mm.

      Qualquer dúvida pode retornar e se for no Rio podemos fazer esse serviço pra você, OK.

      Atenciosamente
      Guido

  • #25 written by Luís
    about 1 year ago

    Olá,Bom dia.

    Irei colocar piso vinílico em minha casa,ja até comprei os pisos Tarkett.
    Minha casa é um sobrado,porém o contrapiso em algumas partes estão meio que solto! Contra piso que esta solto,tem espessura de mais ou menos de 3 a 4 cm de espessura! A cerâmica está firme em cima do contrapiso! Você necessário de quebrar todo contrapiso para colocar o piso vinílico?

    Obrigado!

    • #26 written by admin
      about 11 months ago

      Oi Luís

      me desculpá pra não ter respondido antes, não recebi notificação da sua postagem.

      Mas em poucas palavras sim, tem que remover o que está solto pois como uma casa, um piso depende de uma boa fundação, firme e forte.

      Abraço

  • #27 written by Elinesio dos Anjos
    about 1 year ago

    Caro Guido,

    Em minha residencia a base seria de cimento queimado mais conhecido como “vermelhão”, muito bem nivelado dispensando o uso da massa corretiva. É necessário cola, alem da que já vem na régua alto adesiva, como cola de contato, muito utilizada na colocação de carpetes? Qual tipo?

    • #28 written by admin
      about 1 year ago

      Prezado Elinesio
      o tal de cimento queimado tem um risco de descascar e precisa ser muito bem verificado antes de você coloca piso vinilico sob ele. Em princípio nenhuma fábrica te dá garantia se o piso é colado sobre essa base que é considerado inapropriado. Em ambiente de alto trafego nem pensar.

      Mas como é sua própria casa você pode arriscar pois sabe como vc utiliza o ambiente e pode verificar se o cimento queimado não tem uma casca solta…passa com um chave de fenda grande raspando por cima e se tem locais ocas você vai ouvir uma diferença.

      Agora não posso te responder referente se é suficiente plano ou não pois não vi…mas você mesmo pode avaliar isso de tal forma que todas as imperfeições que você enxerga agora você vai enxergar depois também porque o piso vinil é flexível e marca imperfeições como ondulações ou buracos.

      Também não posso te dizer se essa cola que já está no piso com adesivo pronto é suficiente…você deveria fazer um teste. O que eu sei é que não se deve usar mais cola de contato senão for expressivamente necessário. Piso vinilico pode ser danificado por cola de contato se essa não está sendo corretamente aplicada.

      Se quiser reforçar a colagem usa cola acrílica como a Globalfix da Tarkett ou similar…mas como eu diz, faz primeiro um teste ou se informa com quem vai vender isso pra você.

      Atenciosamente

  • #29 written by Larissa
    about 1 year ago

    Olá! tenho um piso vinílico da tarkett de 2mm, em réguas de colar. meu contrapiso está muito bem reguado e nivelado, parece uma parede de tão liso, mas é só de cimento, não foi feito aquela massa pva, nem usei a da tarkett em cima. o piso vinílico de colar pode ser aplicado diretamente no contra piso de concreto ou seria melhor eu contratar alguém pra fazer essa massa pva?

    • #30 written by admin
      about 1 year ago

      Larissa

      me parece muito bem feito que é raro mas pode acontecer. Se for muito liso e PLANO pode ser colado sem massa PVA ou similar pois essa serve pra regular a base, e se isso não é necessário pode ser deixado ao lado.

      Sempre se puder contate um profissional pra instalar um piso, mas não tem lei que diz que você mesmo não pode tentar fazer isso.

      Abraço e boa sorte

  • #31 written by Eliane
    about 1 year ago

    Boa noite! Estou frustrada com o resultado da instalacao do meu piso vinilico!!!da pra ver a sombra das saliencias e irregularidade do contra piso ……existe alguma solução/correção???

    • #32 written by admin
      about 1 year ago

      Bom dia Eliane

      Depois da colocação tem infelizmente nada mais a fazer, somente a remoção do piso resolve. Se for que você fiz isso com um profissional, empresa idônea, você teria direito a reclamação e troca do piso se o problema realmente está fora do padrão.

      Por isso é muito importante de contratar um profissional de verdade pra esse serviço, mesmo sendo um pouco mais caro. Ele pode recomendar a preparação correta da base e assume a responsabilidade pro resultado final.

      Sinto muito e boa sorte pra solucionar esse problema.

      • #33 written by Renato
        about 1 year ago

        Boa noite,
        Gostaria de saber se este piso vinículo é indicado para um consultório odontológico. A vigilância sanitária permite? Ele pode ser lavado?
        Muito Obrigado

        • #34 written by admin
          about 1 year ago

          Bom dia Renato

          Sim Renato…piso vinilico é uma ótima solução pra qualquer área de saúde pois colocado corretamente, com as emendas soldadas quente, vulcanizadas, o piso se torna “monolítico” e impermeabiliza a base. Pode lavar o piso sim, de acordo com o manual de limpeza do piso comprado.

          Mas isso se refere aos pisos EM MANTA tá….não é a mesma coisa pra pisos vinílicos em placas ou em réguas que são diferentes.

          A vigilância de fato exige esse tipo de piso, pode fazer sem problemas.

          Atenciosamente

  • #35 written by paula
    about 2 years ago

    boa noite! gostaria de saber se é possivel aplicar sobre piso de madeira do tipo tabua corrida, ou tacos. caso nao seja, é preciso remove-las antes da aplicaçao, e esse serviço de remocao a empresa faz?

    • #36 written by admin
      about 2 years ago

      Prezada Paula

      não se deve colocar piso vinilico sobre base orgânica como madeira. A mesma pode apodrecer com tempo e criar um problema. A madeira tem que ser removida e substituído com um contrapiso.

      A nossa empresa pode fazer isso, mas somente no Rio de Janeiro e proximidades.

      Atenciosamente
      Guido

  • #37 written by Ana Luiza
    about 3 years ago

    Prezado, aforei as informações que forneceste!
    Preciso de uma ajuda: já contratei dois pedreiros diferentes para nivelar um piso para colocação de piso laminado, mas nenhum dos dois acertou, e o piso segue desreguado. Estou pensando em comprar essa massa da Tarkett e aplicar eu mesma no piso. Será que consigo? É muito complexa a aplicação? Pode dar algum problema grave?

    Muito obrigada!!!

    • #38 written by admin
      about 3 years ago

      Bom dia Ana

      Primeiramente, se for pedreiro mesmo, o profissional sabe de nivelar um contrapiso com massa. Agora, tem que ter espessura suficiente para fazer isso, ao menos 1 cm de massa vai ser necessário para poder nivelar uma base ruim. Camadas finas só vão minimizar algo mas sem tirar as desnivelamentos.

      Mas a questão é se você realmente precisa esse nivelamento ou não. É tão ruim a sua base? Um profissional de vinilico deveria avaliar isso.

      Se for, a Tarkomassa pode resolver o problema. Ela deve ser aplicada por profissional treinado pois precisa maquina de mistrura, desempenadeira especial, rolo de prego, barreira nas portas para que a massa não vaza para outro comodo etc…não recomendo que vc faz isso.

      O problema grave seria que vc não consegue o resultado desejado, jogando fora o dinheiro gasto e ainda tem que remover a massa que tá no chão. E ela fica dura mesmo, tá.

      Procure um especialista do ramo perto de você, mas pede referências para que tem certeza que ele é realmente um profissional da área.

      Atenciosamente
      Guido

  • #39 written by Debora Lika
    about 3 years ago

    Boa tarde!
    Por acaso tem indicação de alguém ou alguma empresa que faça o contrapiso na cidade de São Paulo?
    Obrigada

    • #40 written by admin
      about 3 years ago

      Bom dia Debora

      já faz muitos anos que eu não tenho mais contato com o pessoal de São Paulo, então não posso recomendar ningehm. No passado conehci um profissional muito bom chamdo Petruccio, mas não tenho o contato dele e nehm sei se ele ainda trabalha no ramo.

      Achei uma empresa que faz instalações, de repente você consegue resolver algo com eles – http://www.asulpisos.com.br/instalacao-revestimentos-vinilicos.php

      Atenciosamente

      Guido

  • #41 written by Philippe Gandolfi
    about 3 years ago

    Olá, eu li muito sobre o contrapiso para aplicação do Piso Vinílico. No meu caso quero aplica-lo sobre o piso de azulejo, interno, plano (porém com rejuntes). Sabe algo sobre a aplicação desse Piso Vernílico em pisos com azulejo?

    Obrigado.

  • #43 written by Ricardo
    about 3 years ago

    Não é fabricada pela VOTORANTIN não. É pela PROTEC.

    • #44 written by admin
      about 3 years ago

      Prezado Ricardo

      muito obrigado pela informação.

      Vamos corrigir isso na nossa postagem para refletir a verdade.

      Atenciosamente

      Guido

  • #45 written by Valdimiro Almeida
    about 3 years ago

    Prezado, precisa antes da massa, impermeabilizar?
    Obrigado.

    • #46 written by admin
      about 3 years ago

      Boa noite

      só se tem problemas de humidade vindo do solo.

      Se o local é em uma construção antiga, sem estrutura impermabilizada e você quer instalar um piso vinilico no térreo ou abaixo do nivel do solo, aí seria necessário de tratar o contrapiso com uma impermeabilisação antes de qualquer trabalho.

      Humidade vindo do solo iria aos poucos descolar o vinil e destruir-lo.

      Atenciosamente

      Guido

  • #47 written by Rhandolff Ferreira
    about 3 years ago

    Bom dia Guido,
    Gostei da matéria de como fazer um bom contra piso.

    Estou vendo que alguns aplicadores estão lixando o contra piso com as mãos,fazendo isso o piso não tem como ficar totalmente plano. Então depois que se aplica o piso com o movimento de pessoas o piso fica marcado.
    Voce indicaria algum tipo de lixadeira,que lixe o piso todo por igual?

    Obrigado
    Rhandolff

    • #48 written by admin
      about 3 years ago

      Prezado Rhandolf

      Muito obrigado pela pergunta.

      Em obras menores fica difícil para que as empresas disponibilizam uma lixadeira mas com toda certeza o resultado manual não fica nem perto do lixamento com a maquina.

      As lixadeiras são enceradeiras com uma base de madeira onde o colocador aplica um velho disco de limpeza onde um lado tem colado umas folhas de lixa.

      Muito importante no process todo é que o profissional sabe aplicar a massa reguladora logo do início, pois esse processo elimina as irregularidades, o lixamento só auxilia.

      Se a base precisa mais regularização, deve se acrescentar Argamassa na mistura para melhorar o poder de encher as partes baixas. Se o cliente é muito exigente deve ser usado a massa Autonivelante “Tarkomassa” da Tarkett em espessura apropriada para obter uma base nivelada e lisa. Essa massa inclusive não precisa mais lixamento para colar o piso, somente um controle básico para eliminar qualquer risco de ter pedrinhas e sujeiras no piso.

      Recomendamos o uso de desempenadeiras largas durante o processo, algo que também ajuda de encher as partes baixas da base.

      Finalmente, lembramos que de qualquer forma esse processo é manual e nunca é 100% perfeito, então existe a norma de cada 2 metros de comprimento (deitar uma régua de pedreiro) pode ter até 2 mm de diferença no nivelamento da base.

      O uso da Tarkomassa ajuda de melhorar o nivelamento bastante, mas é mais caro.

      Avaliar uma base depois que o piso foi colocado nunca pode ser feito contra a luz, que faz aparecer todas as imperfeições. Olhar para um corredor contra a luz faz enxergar irregularidades mesmo se for usar massa autonivelante, então sempre olhe com a luz nas suas costas.

      Atenciosamente

      Guido
      Renovart

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

No trackbacks yet.