Como instalar piso vinilico em manta com desenho?

Hoje eu quero mostrar a vocês passo a passo como a gente faz uma instalação de piso vinilico em manta, nesse caso foi o piso Tarkett Eclipse Premium Spirit 2.0 mm (antigo Micra Premium). A instalação é da obra Laboratório Lafe no hospital Perinatal na Barra que entregamos uma semana atrás.

1. Entender o projeto

A primeira coisa que você tem que fazer é estudar o projeto (não faz nada sem projeto detalhado!) pra ter certeza que você tem todos os dados e detalhes necessários pra poder executar o que está definido. Medidas do desenho e do local é obviamente a parte mais importante mas a logística em geral precisa ser avaliado e combinado com o cliente…onde iniciar, areas bloqueadas, tempo de execução etc….

marcar-desenho-piso

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Preparar a base, melhor possível

Se a gente instala um piso desenhado com bastante solda na área toda fica super importante que a base está muito bem feita porque se temos muitas irregularidades vamos ter problemas na hora da solda e eliminar o excesso do cordão.

3. Marcar o desenho do piso vinílico no chão de acordo com o projeto

Antes de colocar o piso vinílico do desenho, o desenho da planta tem que ser marcado no chão pra ver se existem diferenças entre projeto e a real situação da obra. Esse passo é muito importante pois nesse momento você vai achar falhas do projeto que ainda podem ser acertados com o cliente e arquiteto, antes da colocação.

4. Cortar o desenho do piso vinílico e instalar o mesmo

Quanto todos os detalhes foram verificadas e se não existem dúvidas, tem que cortar e montar o desenho. No nosso caso foram faixas de piso vinílico em manta em outra cor, mas do mesmo piso. As faixas tiveram diferentes larguras então tivemos que gastar metade de um dia só pra cortar faixas e aplicar cola nelas pra depois montar-las.

O desenho está quase sempre sendo aplicado primeiro, ao menos se o desenho é simplesmente uma troca de cores na largura das mantas ou se tem uma faixa travessando um corredor, coisa bem simples, que o desenho não vêm primeiro. Nesse passo você segue rigorosamente a marcação que você fiz antes.

Mas preciso mencionar que isso é um trabalho artesanal e manual é que não há como sempre acertar o projeto 100% como uns Arquitetos desenham com medidas de 67.5 cm ou 37.2 cm como eu já vi…isso é coisa de AutoCad e não tem como ser reproduzido exatamente desse jeito.

 5. Colocar o piso da cor principal por cima e soldar…pronto!

Finalmente o desenho montado a instalação segue com a colocação da cor principal, no nosso caso foi uma cor Lilas que combinou com a cor da empresa Lafe. Tem que ver se faz mais sentido de colar algumas partes com cola de contato ou com acrílica. No nosso caso foi misto pois em alguns casos não havia espaço de aplicar cola acrílica então usamos cola de contato.

A solda nesse caso é algo super importante e tem que ser feito com o maior capricho pois vai ser o “acabamento” do desenho. Solda mal feita estragaria todo o trabalho então tem que usar as ferramentas adequadas e um soldador profissional.

PRONTO….

Sabendo agora todos esses passos vocês conseguem entender melhor porque esse trabalho é bem mais caro do que uma instalação simples, uma cor ou cores diferentes nas salas etc…que não requerem todo esse detalhamento.

 

No final limpa a obra e entregue ela pro cliente como sempre.

ah tá.. acredito que fica fácil de entender que sempre contrata colocadores qualificadas pra instalar piso vinilico, ainda mais em caso de uma instalação desenhada com essa.

 

Guido Muller

Compartilhar com amigos
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Orkut